quarta-feira, 19 de março de 2014

Acredite - o mal e o BEM tem a mesma face...

Acredite - o mal e o BEM tem a mesma face...

Pensamento:
Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.
Leonardo da Vinci
Mensagem:
Olá

Em minhas andanças por esse mundo de DEUS, sempre fico atento às histórias que as pessoas contam. Delas tiro lições para minha vida, me inspiro a escrever parte da minha própria história, outras eu reconto, reescrevo ou adapto para contar algo de útil para outras pessoas.

Exatamente como vou fazer agora com você hoje.

Eu vou contar uma pequena história, na verdade, fiz uma adaptação ou a minha versão sobre uma lenda que ouvi certa vez de um professor, num treinamento que fiz na cidade de Londrina em 2005, época em residi por alguns meses naquela maravilhosa cidade.

É uma das uma das lendas contadas sobre a criação de uma das mais famosas obras de Leonardo da Vinci: A última ceia. Ela traz em si uma lição que carrego comigo para todas as ocasiões.

Essa lenda circula na internet, é contada em palestras e existem defensores dela com sendo verdadeira e há os que a contestam com sendo inverídica.

Bem, não importa. A verdade é que ela tem uma bela duma lição e você vai ler agora é minha versão desta lenda.

Conta-se que Leonardo da Vinci ao pintar o quadro da última ceia, deparou-se com uma grande dificuldade: Ele precisava pintar o Bem - na imagem de Jesus - e o Mal - na figura de Judas, o amigo que resolve traí-lo durante o jantar.

Da Vinci então parou seu trabalho, até que conseguisse encontrar os modelos ideais para esta representação, pois usava pessoas como modelos para inspirar seus personagens.

Um dia andando pelos becos da cidade de Milão, encontrou um mendigo, esfarrapado e bêbado, atirado à sarjeta. A face de sofrimento e rancor que ele apresentava, deu-lhe a nítida imagem da expressão do mal que queria representar através da pintura no seu quadro, representando Judas.

Então com certa dificuldade, o Artista pediu a seus assistentes que carregassem o mendigo até o seu local de trabalho, mantendo-o de pé, enquanto o pintor copiava as linhas da impiedade e do egoísmo tão claramente delineadas naquela face.

O mendigo sem entender nada, só saiu resmungado logo depois, que Leonardo terminara sua tarefa e entregara a ele algumas moedas e lhe falou olhando serenamente nos Olhos. “Tu há de tomar um novo rumo em tua vida”.

Daquele momento, passaram-se aproximadamente três anos. A “Última Ceia” estava quase pronta, exceto por um detalhe: Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal para representar Jesus. O cardeal responsável pela igreja, começou a pressionar, exigindo o término do mural.

Leonardo então sai à procura pelas ruas da cidade, até que certo dia, ao assistir à apresentação dum coral, viu em um dos rapazes a imagem perfeita do Cristo que ele queria representar na pintura. Então o convidou para o seu atelier e reproduziu seus traços em estudos e esboços.

Quando terminou, o rapaz esfregou seus olhos e notou na pintura à sua frente, algo familiar. E disse ao pintor, numa mistura de espanto e tristeza:

- Eu já vi esse quadro antes!

- Quando? - perguntou um surpreso Da Vinci.

- Há cerca de três anos, quando eu perambulava pelas ruas, desacreditado da vida, sem sonhos, por que eu havia perdido tudo, inclusive minha dignidade, entregue à bebida e aos pequenos delitos para sobreviver, fui arrastado até um ateliê, onde alguém fez uma pintura do meu rosto. Lembro que o pintor me falou algo que ficou gravado na minha alma naquela noite. Então fui até uma igreja e vi no rosto do crucificado que havia uma chance pra mim.

Logo, com ajuda do responsável por aquela igreja, deixei de beber, me tornei um homem digno novamente e comecei a cantar no coro da igreja.

E assim estou aqui hoje!

Da Vinci simplesmente ficou mudo ao deparar-se com o modelo que emprestara os traços para a imagem de Jesus no quadro, três anos antes tinha sido o modelo para o Judas.

Aqui que está à diferença de quem olha para o lado bom das pessoas e procura o bem nelas.

Essa lição eu aprendi ouvindo uma pessoa totalmente desconhecida e num momento em que eu vivia em desespero, querendo encontrar um fio de esperanças.

Aprendi com esta breve história, sempre podemos encontrar algo de BEM.

Pois a história verdadeira, que circula fartamente pela internet e é citada em livros, acontece o inverso. Primeiro é rapaz que canta no coro que serve como modelo para a face de Jesus, depois ele se perde na vida e três anos mais tarde, se torna o modelo de Judas no mesmo quadro.

Mas a grande lição que eu aprendi e quero compartilhar aqui com você, é que o mal e bem tem a mesma face. Tudo depende apenas do momento e da ocasião em que eles cruzam o caminho de cada ser humano.

O que aprendi com o professor naquele dia, foi que nós, sempre podemos tirar algo de bom de qualquer situação ou pessoa.

Bom, eu espero que esta breve lição também tenha algum ensinamento para você.

Obrigado mais uma vez pela oportunidade de falar contigo neste dia de hoje.

Pense Nisso!

Tenha um Bom Dia HOJE.

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Indique o site do Bom Dia HOJE para seus amigos: www.bomdiahoje.com.br

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: www.facebook.com/bomdiahoje

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário