quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lute por um mundo melhor…



Pensamento para um Bom Dia HOJE:  
O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.
(Santo Agostinho)

Bom Dia:

Conformar-se é submeter-se e vencer é conformar-se, ser vencido. Por isso toda a vitória é uma grosseria. Os vencedores perdem sempre todas as qualidades de desalento com o presente que os levaram à luta que lhes deu a vitória. Ficam satisfeitos e satisfeito só pode estar aquele que se conforma, que não tem a mentalidade do vencedor. Vence só quem nunca consegue. (Fernando Pessoa).

Embora o pensamento acima dê ênfase à conformidade, eu particularmente valorizo a luta, porém uma luta onde não haja perdedores.

Simplesmente uma reivindicação de algo que se tenha direito. Tem se falado muito de lutas, cidadãos em todos os lugares do país tem demonstrado sua indignação diante das injustiças e atrocidades que se cometem todos os dias e já há algum tempo.

Lutamos diante da impunidade, da corrupção, das safadezas públicas que se cometem com o dinheiro público, luta-se por justiça social, pela melhora da educação, pelo aumento desenfreado disso, daquilo. Vivemos em uma democracia e é direito de todos sair às ruas e manifestarem suas insatisfações.

Por isso, vamos torcer juntos para que as manifestações no nosso país sejam feitas sem violência, sem destruição para que todos saiam vitoriosos.

Existe além dessas, outras lutas, a luta da sobrevivência, a luta contra a violência, a luta individual gananciosa, do querer mais que os outros, a luta pelo poder, pela imposição de valores, a luta por uma doença, a luta contra a depressão, contra a tristeza, contra a saudade, contra o coração partido. Lutamos diariamente com as armas que temos à nossa disposição embora nem sempre planejamos ou se elaboramos estratégias para sairmos felizes das nossas batalhas.

Por que não levantar uma bandeira e lutar juntos para que não haja mais derrotados em nossa volta, que a humanidade continue evoluindo com a consciência que o nosso direito acaba quando começa o do outro.

Jamais poderemos ser felizes causando o sofrimento de outro alguém, sendo responsáveis por destruições físicas e morais. Por isso, antes de falarmos, pensemos, antes de agir, pensemos, antes de decidir, pensemos.

A reflexão nem sempre é nossa prioridade, muitas vezes tomamos decisões na hora errada, falamos palavras duras que não precisam ser ditas, tiramos conclusões precipitadas e depois percebemos que nossas conclusões estavam erradas. Falo que a reflexão não é fácil porque sei das minhas lutas diárias contra a impulsividade. É difícil nos manter calados quando nos sentimos ofendidos, incompreendidos e julgados.

Somente os sábios sabem fazer isso, mas se aos poucos formos aprendendo essa arte, teremos uma vida melhor, relacionamentos mais saudáveis, teremos uma convivência mais harmoniosa com nossos colegas, vizinhos, amigos e familiares e o resultado ficará estampado no rosto com um belo sorriso, menos rancor e menos frustração de termos que lidar com arrependimentos e outros sentimentos que nos carregam para baixo.

Aqui está um pedaço de um texto de Dalai Lama que sintetiza meus pensamentos de hoje.

Mesmo que não possamos resolver certos problemas, não devemos nos frustrar. Como humanos devemos enfrentar a morte, a velhice e doenças, que, tal qual um furacão, são fenômenos naturais que fogem ao nosso controle. Devemos enfrentá-los, não podemos evitá-los. São sofrimentos que já bastam em nossa vida. Por que criarmos mais problemas por apego à nossa ideologia ou porque pensamos de maneira diferente? É inútil e triste! Milhões de pessoas sofrem com esse tipo de problema. É um verdadeiro desperdício, visto que podemos evitar o sofrimento adotando uma atitude diferente e reconhecendo a humanidade à qual as ideologias deveriam servir. Rancor, ódio, ciúme: não é possível encontrar a paz com eles. Podemos resolver muitos de nossos problemas por meio da compaixão e do amor. Só assim nos desarmaremos e encontraremos a verdadeira felicidade. Uma das maiores virtudes é a compaixão. A compaixão não pode ser comprada numa loja de departamentos ou fabricada por máquinas. Ela advém do crescimento interior. Sem paz de espírito, é impossível haver paz no mundo (Dalai Lama).

Hoje é o momento certo de fazermos as pazes com nosso ser interior, com nossas mágoas, frustrações e nossas tristezas. Hoje, é o momento certo, de nos perdoarmos por não termos sucedido em tudo o que fizemos. Hoje é o momento certo de traçar novos planos, de nos conscientizarmos que é possível sim, construir um futuro diferente, um mundo melhor, começando dentro de casa, dentro de nós, aqui e agora.

Lute e acredite que você terá um Bom Dia HOJE!

Vera M Wilson
English Teacher
Contato com a autora: veramwilson@gmail.com
Pagina do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Grupo-do-Riso-Solto/224466094358619?fref=ts

Indique o site do Bom Dia HOJE: http://www.bomdiahoje.com.br para seus amigos, colegas e conhecido.

Solicite que se cadastrem GRATUITAMENTE!

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje



Nenhum comentário:

Postar um comentário