quarta-feira, 26 de março de 2025

Zohar Mishpatim “Os Beijos”

Zohar Mishpatim “Os Beijos”
Comenta Rav Berg:
Rabbi Yitzaak abre com “Que ele me beije com os beijos de sua boca”, e explica que beijos são a união de um espírito com outro, pois a boca emite e é a origem do hálito, ou espírito (Ruach). Aquele que parte através de um beijo encontra o espírito do Santo Abençoado Seja, não irá jamais separar-se d’Ele.
554 – Rabi Yehudah disse: está escrito “e Iaakov beijou Raquel, e elevou sua voz, e chorou” (Gênesis 29:11). (E pergunta:) Por que ele chorou? (Responde:) Quando seu espírito se juntou ao dela, seu coração não conseguiu controlar-se e ele chorou. Alguém poderia perguntar sobre: “e o beijou: e eles choraram” (Gênesis 33:4). Como já vimos, existem pontos sobre a palavra “E o beijou” (esse trecho refere-se ao beijo que Esaú deu em Iaakov). Foi porque seu espírito não se uniu ao dele. Sobre isso está escrito: “mas os beijos do inimigo são enganadores (tb “profusos”) Mishlei 27:6. Qual o significado de “mas os beijos do inimigo são enganadores”? Aquele que não beija com amor, não há união, mas intenções ocultas. O que significa: enganadores? Há apenas aspereza, pois o espírito não se une com aquele beijo e não se une de forma alguma. Por isso está escrito: “Que ele me beije com com os beijos de sua boca” (Cântico dos Cânticos) que é a união de espírito para espírito.
*
A palavra Ruach, em hebraico, tem o significado de Vento, Hálito ou Espírito, como em Ruach HaKodesh, ou Espírito Santo. Um beijo com amor é a união dos espíritos (a palavra “ahavá” [amor] e a palavra “echad”, [Um ou União], possuem a mesma soma: 13, acima do mundo físico, representado pelo 12).
Por isso um beijo na boca significa a união dos espíritos, desde que haja amor (significando união, sentimento espiritual, e não apenas desejo físico).
O Cântico dos Cânticos, aparentemente é um poema com conotações eróticas, mas não há uma só linha nele que não seja um profundo ensinamento espiritual. Não deve ser tomado ao pé-da-letra e sim pelos códigos que o Zohar e a Cabalá nos oferecem. É considerado por muitos cabalistas como o texto que descerra o maior número de segredos (Sod) da Criação.
O período da sexta feira à tarde, antes do pôr-do-sol, , é um dos momentos de maior julgamento da semana, pois precede a revelação da grande luz da Shabat. Os cabalistas costumam recitar, escanear ou ouvir o Cântico dos Cânticos (Shir HaShirim), com a intenção adequada, atenção e concentração, pois isso ameniza o julgamento do mundo inferior.
Pode-se escanear e ouvir o Shir Hashirim no link:http://www.mechon-mamre.org/p/pt/pt3001.htm
Também em versão marroquina, cantada:http://www.youtube.com/watch?v=QPKfqJjh2ns 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário