domingo, 5 de maio de 2024

Devocional dia e noite dia 05/05

05 de Maio
Manhã "(…) eu serei o seu Deus e eles serão o meu
povo." (2Co 6:16) Que precioso título: "Meu povo"!
Que prazerosa revelação: "Seu Deus"! Quanto
significado está expresso nestas duas palavras: "Meu
povo"! Aqui há especialidade. O mundo inteiro é de
Deus. O céu, o céu dos céus, é do Senhor, e Ele
reina entre os filhos dos homens, mas em relação
àqueles que escolheu, aos quais comprou para Si
mesmo, Ele diz o que não diz a outros: "Meu povo".
Nessa frase há a ideia de propriedade. De modo
especial, "a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a
parte da sua herança" (Dt 32:9). Todas as nações
sobre a Terra são Suas; o mundo inteiro está em Seu
poder; contudo, eles são o Seu povo, Seus
escolhidos, mais especificamente Sua posse, pois Ele
tem feito mais por eles do que pelos outros. Ele os
comprou com Seu sangue; Ele os trouxe para perto
de Si; Ele colocou Seu grande coração sobre eles;
Ele os amou com um amor eterno, um amor que
muitas águas não podem apagar (Ct 8:7), e que as
revoluções do tempo nunca serão suficientes para
diminuir um grau sequer. Queridos amigos, podem
vocês, pela fé, verem a si mesmos nesse número?
Pode você olhar para o céu e dizer: "Meu Senhor e
meu Deus; meu, pelo precioso relacionamento que
me dá direito a chamar-Te Pai; meu, pela sagrada
comunhão que me deleito em ter contigo quando
tiveste o prazer de manifestar-Te a mim e não ao
mundo"? Podes ler o Livro da Inspiração e lá
encontrar os registros da tua salvação? Podes ler a
tua escritura redigida com precioso sangue? Podes
tu, por humilde fé, segurar o manto de Jesus e dizer:
"Meu Cristo"? Se podes, então, Deus diz de ti, e de
outros como a ti: "Meu povo", pois se Deus é o seu
Deus, e Cristo é o seu Cristo, o Senhor tem um
peculiar e especial favor por você; você é o objeto
de Sua escolha, aceito em Seu Filho amado.


Noite
"O que atenta prudentemente para o assunto achará
o bem, e o que confia no Senhor será bem-
aventurado" (Pv 16:20)
Sabedoria é a verdadeira força do homem; debaixo
de sua orientação, ele realiza, do melhor modo, os
fins de seu ser. Lidar sabiamente com as questões da
vida dá ao homem um profundo prazer e demonstra
o mais nobre domínio de suas capacidades; daí
porque ele achará o bem em seu sentido mais pleno.
Sem sabedoria, o homem é como o potro selvagem,
correndo de lá para cá, desperdiçando a força que
poderia ser proveitosamente empregada. Sabedoria é
a bússola pela qual ele é orientado por entre o
extraviado caminho do desperdício da vida; sem ela,
é como um navio abandonado ao sabor dos ventos e
das ondas. O homem deve ser prudente em um
mundo como este, ou não encontrará qualquer bem,
e será entregue a inúmeras calamidades. O peregrino
vai dolorosamente ferindo seus pés entre os abrolhos
da floresta da vida se não escolher seus passos com
a máxima cautela. Aquele que está em um deserto
infestado por bandos de ladrões deve tratar as
questões com sabedoria se deseja uma viagem com
segurança. Se, treinados pelo Grande Mestre,
formos por onde Ele conduz, acharemos o bem,
mesmo nesta sombria morada; há frutas celestes a
serem reunidas neste lado dos caramanchões do
Éden, e hinos do paraíso a serem cantados em meio
aos bosques da Terra. Contudo, onde poderá ser
encontrada essa sabedoria? Muitos têm sonhado
com ela, mas não a possuem. Onde aprenderemos?
Vamos ouvir a voz do Senhor, pois Ele declarou o
segredo; Ele revelou aos filhos dos homens onde a
verdadeira sabedoria repousa, e nós temos o texto:
"O que confia no Senhor será bem-aventurado". O
verdadeiro modo de lidar sabiamente com uma
questão é confiar no Senhor. Essa é a verdadeira
pista para os labirintos mais intrincados da vida;
siga-a, e encontre felicidade eterna. Aquele que
confia no Senhor tem um diploma de sabedoria
concedido pela inspiração; será bem-aventurado
agora, e mais bem-aventurado acima. Senhor, neste
doce entardecer, caminhe comigo no jardim e
ensina-me a sabedoria da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário