quinta-feira, 2 de maio de 2024

A Conquista dos Desejos

A Conquista dos Desejos
“Considero mais corajoso aquele que supera seus desejos, do que aquele que vence seus inimigos.”
~Aristóteles
O Tao afirma “Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é realmente poderoso”.
“Nossa batalha espiritual não é contra o inimigo exterior, mas apenas para transformar o ego em agente positivo e construtivo, para que aja a nosso favor, ajudando a nos focalizar em nosso interior. Sem a participação da Luz não há chance de derrotar a escuridão dentro de nós” ~ Rav Berg.
*
“A mente que contém o limite, se torna o próprio limite” ~Buda
É o prazer que move o ser humano. Os desejos são nosso recipiente para receber esse prazer. Somos alma, mente e corpo, uma centelha de eternidade habitando temporariamente o mundo físico, em unidade.
“Procuramos mundo afora por um tesouro, mas o tesouro verdadeiro somos nós mesmos.”
~Rumi
Nossa mente é a “ponte” entre a alma e o corpo, escolhendo entre os desejos da alma e os desejos do corpo. Ambos são fontes de prazer para nós; a diferença é que os desejos do corpo são temporários, e os da alma, atemporais.
Há um nome, entre os 72 Nomes Sagrados, que nos ajuda nessa batalha interna:
Lamed, Hei, Chet - Esqueça Você Mesmo
Com essa combinação, conseguimos transcender os limites de nosso ser e nos conectando á Árvore da Vida. A felicidade vem ao nosso encontro, agora que o ego está fora do foco. Posso sair do meu próprio caminho, abandonando a teimosia, transformando-a na persistência em seguir o caminho espiritual.
Essas letras também nos ajudam a aprender como reduzir a influência do ego, domando-o e aprendendo as vantagens da consciência espiritual.
Também ajuda a manter a paz e a inteligência nas relações humanas.
“Deus disse: Amai vosso inimigo. Eu o obedeci e amei a mim mesmo.”
~Gibran Kahlil Gibran

Pode ser uma imagem de ‎1 pessoa, escalando, o Muro das Lamentações e ‎texto que diz "‎להו Aquele que vence os outros é forte, ပ que vence a si mesmo époderoso. ~Tao ~TaoteChin te Chin‎"‎‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário