quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Devocional dia e noite dia 01/02

01 de fevereiro
Manhã "E cantarão os caminhos do Senhor (…)"
(Sl 138:5)
O momento em que os cristãos começam a cantar os
caminhos do Senhor é quando eles perdem seu
fardo aos pés da cruz. Nem mesmo as canções dos
anjos são tão doces como o primeiro louvor de
arrebatamento que brota do íntimo da alma do
perdoado filho de Deus. Você sabe como John
Bunyan descreve. Ele diz que, quando o pobre
Peregrino perdeu seu fardo diante da cruz, deu três
grandes saltos e seguiu seu caminho cantando:
"Ó Cruz Bendita! Bendito sejas, santo sepulcro!
Bendito seja para sempre Aquele que em ti foi
sepultado pelos meus pecados".
Crente, você se lembra do dia em que caíram seus
grilhões? Você se lembra do lugar em que Jesus lhe
conheceu, e disse: "Porquanto com amor eterno te
amei" (Jr 31:3); "Apaguei as tuas transgressões
como a névoa, e os teus pecados como a nuvem" (Is
44:22); "De todas as transgressões que cometeu não
haverá lembrança contra ele" (Ez 18:22)? Oh! que
doce momento é aquele quando Jesus tira a dor pelo
pecado. Quando o Senhor perdoou meus pecados,
eu fiquei tão feliz que dificilmente poderia abster-me
de dançar. Em meu caminho para casa, pensei no
lugar de onde tinha sido retirado e posto em
liberdade; então, senti-me obrigado a dizer às pedras
que estavam no caminho a história da minha
libertação. Tão cheia de alegria era a minha alma
que eu queria dizer, a cada floco de neve que caía
do céu, sobre o maravilhoso amor de Jesus, que
apagou os pecados de um dos principais dos
rebeldes. Mas não é apenas no início da vida cristã
que os crentes têm motivos para cantar; conforme
vão vivendo, eles descobrem motivos para cantar os
caminhos do Senhor, e a experiência deles sobre
Sua constante benignidade leva-os a dizer:
"Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor
estará continuamente na minha boca" (Sl 34:1).
Veja, irmão, que magnifiques o Senhor neste dia.
"Desde que pisamos nesta terra deserta,
Novas misericórdias demandam nova canções".
John Bunyan (1628 - 1688), escritor e pregador,
nasceu em Elstow, Inglaterra. (N.T.)


Noite "(…) maravilhoso me era o teu amor (…)"
(2Sm 1:26) Venham, amados leitores, e que cada
um de nós fale por si mesmo sobre o maravilhoso
amor, não o de Jônatas, mas o de Jesus. Não vamos
contar aquilo que nos foi dito, mas sim, as coisas
que temos experimentado sobre o amor de Cristo.
Teu amor para comigo, ó Jesus, foi maravilhoso
quando eu era um estranho vagando longe de Ti,
fazendo a vontade da carne e da mente. Teu amor
me impediu de cometer o pecado que é para morte,
e me impediu da auto-destruição. Teu amor reteve o
machado quando a Justiça disse: "Corta-a; por que
ocupa ainda a terra inutilmente?" (Lc 13:7). Teu
amor me atraiu para o deserto e lá me despojou, e
me fez sentir a culpa do meu pecado e o peso da
minha iniquidade. Teu amor falou a mim, de
maneira aconchegante, quando eu estava
dolorosamente consternado: "Vinde a mim (…) e eu
vos aliviarei" (Mt 11:28). Oh, quão incomparável é
o Teu amor quando, em um instante, Tu lavaste
meus pecados e fizeste minha alma poluída,
vermelha com o sangue do meu nascimento, suja
com a sujeira das minhas transgressões, ser branca
como a suave neve levada pelo vento, e pura como a
lã fina. Como demonstraste o Teu amor quando
sussurraste em meus ouvidos: "Eu sou teu e tu és
Meu". Doce foi a Tua voz quando disseste: "Pois o
mesmo Pai vos ama" (Jo 16:27), e doces os
momentos, extraordinariamente doces, quando
declaraste a mim o "amor do Espírito" (Rm 15:30).
Nunca hei de esquecer aquelas câmaras de
comunhão onde Te revelaste a mim. Acaso Moisés
tinha sua fenda na rocha por onde viu o séquito, as
costas de seu Deus? Nós, também, temos nossas
fendas na rocha por onde vemos os esplendores
completos da Divindade na pessoa de Cristo.
Porventura lembrou-se Davi dos caminhos da cabra
montês, da terra do Jordão e dos hermonitas (Sl
42:6)? Nós, também, podemos nos recordar dos
locais de doce lembrança igualmente bem-
aventurados. Precioso Senhor Jesus, dá-nos
renovadas aspirações do Teu maravilhoso amor para
começarmos o mês. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário