quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Devocional dia e noite dia 29/02

29 de fevereiro
Manhã "(…) por isso com benignidade te atraí" (Jr
31:3)
Os trovões da lei e os terrores do julgamento são
sempre usados para nos conduzir a Cristo, mas a
vitória final é efetuada pela benignidade. O filho
pródigo voltou para casa de seu pai por um
sentimento de necessidade, mas seu pai o viu de
longe e correu para encontrá-lo, de modo que os
últimos passos que deu em direção à casa de seu pai
foram com calorosos beijos em seu rosto e as boas-
vindas mais musicais em seus ouvidos.
O Mestre veio uma noite até a porta e bateu com a
mão de ferro da lei; a porta se abalou e tremeu por
sobre suas dobradiças; contudo, o homem empilhou
contra a porta cada peça do mobiliário que podia
encontrar, pois ele disse: "Eu não O admitirei". O
Mestre Se afastou, porém voltou; com a Sua tenra
mão, usando aquela parte onde o prego Lhe havia
perfurado, bateu de novo, suave e brandamente.
Desta vez a porta não se abalou, mas, por estranho
que pareça, ela abriu, e lá, de joelhos, um anfitrião
que negava foi encontrado regozijando por receber
seu convidado. "Entra, entra; Tu tens batido tanto
que minhas entranhas estão movidas por Ti; eu não
poderia pensar em Tua mão perfurada deixando Tua
marca de sangue em minha porta e, depois, Tu ires
embora sem abrigo, 'a [Tua] cabeça está cheia de
orvalho, os [Teus] cabelos das gotas da noite' (Ct
5:2); eu me rendo, eu me rendo; Teu amor ganhou
meu coração". Assim, a benignidade tem êxito. O
que Moisés, com as tábuas de pedra, nunca poderia
fazer, Cristo fez através de Suas mãos perfuradas.
Tal é a doutrina da vocação eficaz. Acaso eu a
entendo pela experiência? Posso eu dizer: "Ele me
chamou, e eu O segui, feliz por confessar a divina
voz"? Se assim for, Ele pode continuar a me atrair,
até que, finalmente, sentarei à ceia das bodas do
Cordeiro.


Noite
"Mas nós (…) recebemos (…) o Espírito que
provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o
que nos é dado gratuitamente por Deus" (1Co 2:12)
Caro leitor, recebeu você o espírito que provém de
Deus, forjado pelo Espírito Santo, em sua alma? A
necessidade da obra do Espírito Santo no coração
pode ser claramente vista a partir deste fato: tudo o
que foi feito por Deus, o Pai, e pelo Filho de Deus,
não nos será eficaz a menos que o Espírito revele
essas coisas em nossa alma. Qual o efeito que a
doutrina da eleição tem sobre um homem até que o
Espírito de Deus habite nele? Eleição é letra morta
em minha consciência até que o Espírito de Deus
me chame das trevas para a maravilhosa luz (1Pe
2:9). Em seguida, pela minha vocação eu vejo
minha eleição, e percebo a mim mesmo sendo
chamado por Deus; eu conheço, por mim mesmo,
ter sido escolhido pelo propósito eterno. A aliança
foi feita com o Senhor Jesus Cristo por Seu Pai;
contudo, o que essa aliança nos aproveita até que o
Espírito Santo nos traga suas bênçãos e abra nossos
corações para recebê-las? As bênçãos estão
suspensas nos pregos de Cristo Jesus, mas sendo nós
de baixa estatura, não podemos alcançá-las; o
Espírito de Deus as traz para baixo e no-las entrega
para, assim, tornarem-se verdadeiramente nossas. As
bênçãos da aliança, em si, são como o maná
celestial, longe do alcance mortal, mas o Espírito de
Deus abre as janelas do céu e espalha o pão vivo ao
redor do arraial do Israel espiritual. A obra acabada
de Cristo é como o vinho armazenado no lagar; por
incredulidade, não podemos nem extrair, nem beber.
O Espírito Santo submerge nosso jarro dentro desse
precioso vinho e, então, podemos beber; porém,
sem o Espírito, estamos verdadeiramente mortos no
pecado, como se o Pai nunca tivesse nos eleito, e
como se o Filho nunca tivesse nos comprado com
Seu sangue. O Espírito Santo é absolutamente
necessário para o nosso bem-estar. Vamos caminhar
com todo o amor em direção a Ele e tremer só de
pensar em ofendê-Lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário