sábado, 19 de novembro de 2022

Devocional dia e noite dia 19/11

 

19 de Novembro
Manhã "(…) não entres em questões loucas (…)"
(Tt 3:9)
Nossos dias são poucos, e será muito melhor gastá-
los fazendo o bem do que na disputa sobre assuntos
que, na melhor das hipóteses, são de menor
importância. Os escolásticos antigos provocaram um
enorme prejuízo por sua incessante discussão sobre
assuntos sem importância prática, e as nossas Igrejas
sofrem muito com guerras mesquinhas sobre pontos
obscuros e perguntas sem importância. Depois de
dizer tudo o que era possível ser dito, nenhuma das
partes se convence, e, portanto, a discussão
promove menos amor do que conhecimento, sendo
insensato semear em um campo tão estéril.
Perguntas sobre pontos onde a Escritura é silenciosa,
sobre mistérios que pertencem somente a Deus,
sobre profecias de interpretação duvidosa, e sobre
meras formas de observar cerimoniais humanos,
todas são questões loucas, e os sábios as evitarão.
Nosso ofício não é nem perguntar, nem responder
perguntas tolas, mas evitá-las completamente, e se
observarmos o preceito do apóstolo para
procurarmos nos aplicar às boas obras, vamos nos
encontrar demasiado ocupados com atividades úteis
para tomarmos muito interesse em debates
contenciosos, desnecessários e sem valor.
Há, no entanto, algumas questões que são o inverso
da insensatez, as quais não devemos evitar, mas
correta e honestamente atender, como estas:
"Acredito eu no Senhor Jesus Cristo? Estou
regenerado no espírito da minha mente? Não estou
andando segundo a carne, mas segundo o Espírito?
Estou crescendo na graça? A minha conversação
embeleza a doutrina de Deus, meu Salvador? Estou
olhando para a vinda do Senhor, e agindo como um
servo deve fazer para esperar o seu mestre? O que
mais posso fazer por Jesus?". Indagações como
essas exigem urgentemente a nossa atenção, e se
formos em tudo dados a contestar, voltemos nossas
capacidades críticas para um serviço muito mais útil.
Sejamos pacificadores, e nos esforcemos para
liderar os outros por nosso preceito e exemplo, para
que "não [entremos] em questões loucas".


Noite "Ah, se eu soubesse onde o poderia achar!
(…)" (Jó 23:3) Jó, em seu limite mais extremo,
clamou ao Senhor. O desejo mais profundo de um
aflito filho de Deus é ver o rosto de seu Pai. Sua
primeira oração não foi: "Ah, se eu pudesse ser
curado da doença a qual estou agora apodrecendo
em cada parte do meu corpo!"; também não foi:
"Ah, se eu pudesse ver os meus filhos restaurados
das garras da sepultura, e minha propriedade, mais
uma vez, trazida da mão do espoliador!". Seu
primeiro e mais alto clamor foi: "Ah, se eu soubesse
onde o poderia achar! Então me chegaria ao seu
tribunal". Os filhos de Deus correm para casa
quando vem a tempestade. É um instinto de origem
celestial que a alma graciosa procure abrigo de todos
os males sob as asas de Jeová. "Aquele que habita
no esconderijo do Altíssimo" (Sl 91:1) pode se valer
do título de um verdadeiro crente. Um hipócrita,
quando afligido por Deus, se ressente da imposição
e, como um escravo, fugiria do Mestre que mandou
açoitá-lo; contudo, não é assim com o legítimo
herdeiro do céu; ele beija a mão que lhe feriu, e
procura abrigo da vara no seio do Deus que o
desaprovava. O desejo de Jó de comungar com
Deus foi intensificado pelo fracasso de todas as
outras fontes de consolação. O patriarca se afastou
de seus tristes amigos e olhou para o trono celestial,
tal como um viajante vira o seu odre vazio e vai a
toda pressa ao poço. Ele lança fora as esperanças
terrenas, e grita: "Ah, se eu soubesse onde o poderia
achar!". Nada nos ensina tão bem a preciosidade do
Criador como quando aprendemos o vazio de tudo
ao redor. Afastando-se com amargo desprezo da
comunhão terrena, de onde não encontramos
qualquer mel, porém muitas picadas afiadas, nos
alegramos nEle, cuja palavra fiel é mais doce que o
mel ou o favo de mel. Em cada problema devemos
primeiro procurar perceber a presença de Deus
conosco. Que apenas desfrutemos de Seu sorriso, e
seremos capazes de levar nossa cruz diariamente
com um coração desejoso por Sua querida causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário