terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Devocional dia e noite dia 21/12

21 de dezembro
Manhã
"(…) Deus, contudo estabeleceu comigo uma
aliança eterna (…)" (2Sm 23:5)
Essa aliança é divina desde sua origem. "DEUS
estabeleceu comigo uma aliança eterna". Oh, que
grande palavra é "DEUS"! Pare um instante, minha
alma. Deus, o Pai eterno, fez categoricamente um
pacto contigo. Sim, o Deus que trouxe o mundo à
existência apenas pela Sua palavra; o Deus que,
inclinando-Se de Sua majestade, toma a ti pela mão
e faz uma aliança contigo. Não é uma coisa
admirável, se pudéssemos realmente entendê-la, a
estupenda condescendência que arrebata
eternamente nossos corações? "DEUS estabeleceu
comigo uma aliança". Um rei não fez um pacto
comigo, e isso até seria alguma coisa. Contudo, o
Príncipe dos reis da Terra, Shaddai, o Senhor Todo-
suficiente, o Senhor dos séculos, o eterno Elohim
"estabeleceu comigo uma aliança eterna". Mas
repare a peculiaridade dessa afirmação. "Deus
estabeleceu COMIGO uma aliança eterna". Aqui
reside a doçura para cada crente. É inútil que Ele
tenha feito paz para o mundo, pois eu quero saber
se Ele fez paz para mim! É pouco que Ele tenha
feito um pacto, pois eu quero saber se Ele fez um
pacto comigo. Bem-aventurada é a certeza que Ele
fez um pacto comigo! Se o Espírito Santo me dá
garantia disso, então, Sua salvação é minha, Seu
coração é meu, Ele mesmo é meu, Ele é meu Deus.
Esse pacto é eterno em sua duração. Uma aliança
eterna significa uma aliança que não teve princípio e
que nunca, nunca terminará. Como é doce, em meio
a todas as incertezas da vida, saber que "o
fundamento de Deus fica firme" (2Tm 2:19), e ter a
própria promessa de Deus: "Não quebrarei a minha
aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios" (Sl
89:34). Tal como Davi, cantarei, mesmo que minha
casa não seja tal para com Deus como deseja meu
coração.
Segundo o The Complete Word Study Dictionary,
"El Shaddai" significa o "Deus Todo-Poderoso",
enquanto "Elohim" comumente designa o único e
verdadeiro Deus, sendo muitas vezes unida ao nome
"Jeová". (N.T.)


Noite
E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com
pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri
de seda" (Ez 16:10)
Veja com que incomparável generosidade o Senhor
provê vestuário ao Seu povo. Eles estão tão bem
vestidos que a habilidade divina é vista produzindo
um trabalho bordado inigualável, em que cada
atributo toma seu lugar, e cada graça divina é
revelada; não há arte como aquela exibida em nossa
salvação; não há obra habilidosa como a que está
exibida na justiça dos santos. A justificação tem
ocupado sábias canetas em todas as épocas da igreja,
e continuará sendo tema de admiração na
eternidade. Deus certamente é um habilidoso tecelão
(Sl 139:15). Há uma mistura de utilidade e
durabilidade em toda essa elaboração, comparável a
estar calçado com pele de texugo. O significado
desse animal é desconhecido, mas sua pele cobriu o
tabernáculo (Ex 26:14), e formou um dos melhores
e mais fortes couros já conhecidos. A justiça que
vem de Deus pela fé dura para sempre, e aquele que
está calçado com essa divina manufatura caminhará
no deserto com segurança, e poderá até mesmo
colocar o pé sobre o leão e a víbora. A pureza e
dignidade de nossa santa vestimenta são expressas
pelo linho fino. Quando o Senhor santifica Seu
povo, eles são vestidos como sacerdotes em branco
puro. Nem a própria neve pode superá-los. Eles
estão, aos olhos dos homens e dos anjos,
justificados, e até mesmo aos olhos do Senhor eles
estão sem mancha. Enquanto isso, o vestuário real é
delicado e enriquecido com seda. Nenhum gasto é
poupado, nenhuma beleza é retida, nenhuma finura
é negada.
Então, que conclusão há nisso? Certamente há
gratidão a ser sentida, e alegria a ser expressada.
Venha, meu coração, não recuse tua aleluia noturna!
Musiques teus órgãos! Toques teus acordes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário