quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Noach - A Bebedeira de Noé.

Noach - A Bebedeira de Noé.
O Zohar explica que tanto Noé quanto Adão pecaram sob a influência do vinho. A Kabbalah ensina que o vinho é uma ferramenta poderosa, uma antena para captar Luz, assim como a uva é uma poderosa condutora de energia espiritual. O vinho, portanto, é usado como ferramenta nas bênçãos para revelar a Luz Divina no mundo físico.
Quando, na ausência de bênçãos, não preparamos um recipiente bastante grande para conter essa energia, ou se consumimos o vinho por outros motivos não relacionados à espiritualidade, a torrente de Luz causa um incontrolável despertar de nosso lado escuro. Esse é o mistério que explica a propriedade do vinho de produzir comportamento intoxicado.
“A estrada para o inferno está pavimentada com intenções”, diz o antigo ditado.
Repetidamente procuramos, com boas intenções, nosso prazer na vida, porém o prazer que recebemos muitas vezes desperta desejos do ego nesse processo. Isso ocorre porque existe um aspecto em nosso ego que divide o prazer que recebemos. Essa satisfação fortalece o lado escuro de nossa natureza e se volta contra nós. Nos intoxicamos, embriagados de auto-indulgência. Nos tornamos dependentes dos desejos e anseios de nosso ego. O prazer se torna venenoso.
Aqui aprendemos a procurar para identificar o motivo que se esconde sob nossos sofrimentos. Para colocar um ponto final à nossa dor na vida, precisamos nos responsabilizar e deixar o estado de espírito de “vítimas”. Depois, é necessário que mergulhemos fundo em nós mesmos para desenraizar os erros de nosso comportamento no passado, que nos trouxe os infortúnios do presente.
*
O vinho, representa a Coluna da Esquerda da Árvore da Vida, nosso desejo de receber. A questão seria: receber o quê? Os cabalistas o usam como veículo, ao final das orações de Shabat, para trazer ao físico a energia espiritual de Luz que geramos, usando as ferramentas certas. Ainda assim, é adicionada uma pequena quantidade de água (Coluna da Direita) para a bênção, e aprendemos que uma gota de Misericórdia tem a propriedade de adoçar uma grande quantidade de Julgamento.
Se o tomamos em outras ocasiões, ele continua gerando o desejo de receber, e se não estamos sintonizados com o mundo espiritual, ele receberá a partir do mundo físico, e de nossas emoções.
Como sempre, não é nosso gesto, mas as intenções que movem nossa ação. O mês de Escorpião que se inicia amanhã, traz uma energia intensa, sem meios termos, e estar atentos ao uso das ferramentas corretas nos levará a aproveitar essa intensidade para melhorar nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário