domingo, 31 de janeiro de 2021

Devocional dia e noite dia 31/01

Manhã "(…) o Senhor justiça nossa" (Jr 23:6)
Isto sempre dará ao cristão uma grande calma,
tranquilidade, alívio e paz: pensar na perfeita justiça
de Cristo. Quantas vezes os santos de Deus estão
abatidos e tristes! Penso que não deveriam estar
assim. Penso que não deveriam se eles sempre
pudessem ver a perfeição deles em Cristo. Há alguns
que estão sempre falando sobre corrupção,
depravação do coração, e o mal inato da alma. Isso é
verdade, mas por que não ir um pouco além, e
lembrar que nós somos "perfeito em Cristo Jesus"
(Cl 1:28)? Não é de admirar que aqueles que
enfatizam suas próprias corrupções tenham esses
olhares cabisbaixos, mas se chamarmos nossa
atenção para o fato que Jesus Cristo foi feito justiça
para nós (1Co 1:30), estaremos de bom ânimo; que,
apesar de angústias me afligirem, que embora
Satanás me ataque, que embora possam haver
muitas coisas a serem experimentadas antes que eu
vá para o céu, tudo isso é feito para mim no pacto
da graça divina; não há coisa alguma que esteja em
falta em meu Senhor; Cristo fez tudo. Na cruz, Ele
disse: "Está consumado!", e, se está consumado,
então, sou completo nEle, e posso me alegrar com
alegria indizível e cheio de glória. "Não tendo a
minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé
em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela
fé" (Fp 3:9). Você não encontrará no céu pessoas
mais santas do que aquelas que receberam a
doutrina da justiça de Cristo em seus corações.
Quando o crente diz: "Eu vivo somente em Cristo;
eu descanso exclusivamente nEle para a salvação; eu
acredito que, embora indigno, ainda estou salvo em
Jesus", então, surge como motivo de gratidão este
pensamento: "Não viverei eu para Cristo? Não devo
amá-Lo e servi-Lo, uma vez que estou salvo por
Seus méritos?". "O amor de Cristo nos constrange
(…) para que os que vivem não vivam mais para si,
mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou"
(2Co 5:14-15). Se salvos pela justiça imputada,
devemos grandemente valorizar a justiça transmitida.



Noite
"(…) E Aimaás correu pelo caminho da planície, e
passou a Cusi" (2Sm 18:23)
Correr não é o suficiente, pois dependerá muito do
caminho que escolhermos; pés velozes sobre montes
e vales não conseguirão manter o mesmo ritmo de
um lento viajante em terreno plano. Assim também
acontece com minha jornada espiritual; porventura
estou trabalhando morro acima das minhas próprias
obras, e monte baixo para as ravinas das minhas
próprias humilhações e resoluções, ou corro por um
caminho simples, tal como "creia e viva"? Bem-
aventurado é esperar no Senhor pela fé! A alma
corre sem cansaços, e anda sem desfalecer, no
caminho do crer. Cristo Jesus é o caminho da vida, e
Ele é um caminho simples, um caminho agradável,
um caminho adequado para os pés vacilantes e os
joelhos enfraquecidos dos trêmulos pecadores;
porventura sou eu achado nesse caminho ou estou
perseguindo outras estradas, como aquelas que me
prometem os cerimoniais religiosos ou a filosofia?
Eu li sobre o caminho da santidade, onde o viajante,
embora tolo, não deve errar; acaso fui eu liberto de
motivos orgulhosos e trazido, como uma criança,
para descansar no amor e sangue de Jesus? Se assim
for, pela graça de Deus, vou exceder aos mais fortes
corredores que escolherem qualquer outro caminho.
Essa verdade eu devo recordar para proveito pessoal
em meus cuidados e necessidades diárias; ela será o
meu caminho mais sensato para ir diretamente a
Deus, sem vagar em desvios para outros lugares. Ele
conhece meus desejos e pode aliviá-los; Ele, a quem
devo buscar em direta oração e com o argumento
simples da promessa. Simplicidade faz os melhores
corredores. Não perderei tempo com os servos, mas
me apressarei para o mestre deles.
Ao ler essa passagem, chama a atenção que se os
homens competem entre si em questões comuns, e
um supera o outro, eu devo ter em grande seriedade
o fato de correr para que consiga alcançar. Senhor,
ajuda-me a cingir os lombos de minha mente e
avançar para o alvo, para o prêmio da minha alta
vocação de Deus em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário