terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Sobre o Mau Olhado

Sobre o Mau Olhado
Zohar Vaiechi - "Seus olhos viram minha carne sem forma"
Vaiechi é a última porção do Gênesis, e como tal, corresponde à sefirá Keter, que é o ponto acima da cabeça, onde o mundo da Emanação toca nossa mente e precede todas as nossas ações.
Quando escutamos essa porção, temos a oportunidade de nos conectar à luz de Keter, ao pensamento e ao propósito de toda a Criação. No nível individual, podemos meditar em nosso próprio propósito na vida, e pedir que os pensamentos corretos venham e nos guiem.
Um verso especial é: 49:22:
"Iossef é uma videira frutífera, uma videira frutífera ao lado de uma fonte; seus galhos passam sobre o muro.”
Essa frase fornece proteção contra todo tipo de mau olhado.
Todas as bênçãos são importantes para o crescimento espiritual e financeiro. O número de versos nessa porção é 85, que é o valor da palavra “boca” (Pei-80, Hei-5), e fortalece à todos nós com o poder das bênçãos de Iaakov a seus filhos.
Trechos traduzidos do comentário sobre Vaiechi no Daily Zohar, por Zion Nefesh, em inglês no link: http://rabbishimon.com/?p=729
Para escanear toda a porção, há um pdf em hebraico: http://dailyzohar.com/…/uploa…/2013/12/Vayechi-DZ-Hebrew.pdf
Comenta Berg sobre esse verso, em sua Bíblia Cabalística:
“Esse é o verso que remove o mau olhado. Iossef controla o mês de Peixes, cujo símbolo é o peixe. Os peixes não apresentam mau olhado, porque estão sempre cercados por água, a qual incorpora o poder da misericórdia. Também podemos nos proteger do mau olhado através do Zohar, e realizando atos de compartilhar. Ainda que alguém tencione nos fazer mal, o Zohar é um escudo que o mau olhado não consegue penetrar.”
*
Nesse ponto é bom lembrar o princípio cabalístico de que lidamos com tudo dentro de nós, não fora.
Assim é também contra o mau olhado, pois não alteramos o olhar dos outros, apenas colocamos um escudo de proteção para que não nos atinja. Esse escudo atua sobre nosso olhar, evitando que lancemos olhares com essa energia sobre outras pessoas, tanto de inveja, como de ciúmes; com isso, passamos então, a vibrar nessa sintonia e nos tornamos imunes.
Há um dos 72 Nomes Sagrados com esse efeito:
Alef, Lamed, Dalet - Contra o Mau Olhado
Com esse nome, nosso próprio potencial para usar mau olhado contra outros é diminuído. Isso forma um escudo de proteção contra olhares negativos, invejosos ou limitantes dos outros.
Também protege contra pesadelos, se colocado na cabeceira da cama. Aumenta a autoconfiança e flexibilidade. A soma, 35, é a mesma do nome sagrado AGLA (Alef, Guímel, Lamed, Alef), a segunda bênção da Amidá: 'Atá Gibor Leolam Adonai', que possui as mesmas propriedades.
Muitos cabalistas usam também a pulseira de Rachel, a matriarca, que é uma fita passada ao redor da "casa" onde ela repousa, e colocada por um rabino ou mestre, que usa as bênçãos apropriadas. A energia dela nos protege do mau olhado, como fez com Iaakov, no encontro com seu irmão Esaú, ficando entre ambo

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário