sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Letras do Mês - Shevat: “Adonai, teu Elohim”

Letras do Mês - Shevat: “Adonai, teu Elohim”
Tzadi – Retidão e Humildade: o Caminho do Justo
Seguir os passos dos grandes Mestres evita tenhamos de “desbravar” as próprias trilhas; isso é o que nos indica a letra hebraicaTzadi, referente à constelação de Aquário. Moisés (Moshé em hebraico) não é um personagem, e sim a “carruagem” da sefirá Netsach (Eternidade,Vitória, Persistência). Seu nome possui as mesmas letras de um dos 72 nomes sagrados (Mem, Hei, Shin)
"O Tzadi, décima oitava letra do alfabeto hebraico, representa a retidão divina (Tzadi final) e a devoção do ser humano (Tzadi dobrado). Está relacionada ao justo (em hebraico tzadik), muitas vezes o nome da letra é pronunciado Tzadik (por justaposição com a letra seguinte do alfabeto, Kuf).
O Tzadi dobrado representa a humildade, principal atributo de Moisés “mais humilde do que qualquer outro na face da terra” (Números 12:3). Por isso foi escolhido para trazer a Torá até nós."
“A Sabedoria das Letras Hebraicas” rabinos Nosson Scherman e Meir Zlotowitz
Bahir, o Livro da Iluminação 60 – “O que é a letra Tzadi??
Disse ele: Tzadi é um Nun e um Iud. Seu companheiro é, também, um Nun e um Iud.
Está, portanto escrito (Provérbios 10:25): “O justo (Tzadik) é a fundação do mundo.”
“Justo” sempre se refere à sefirá Iessod (Fundação).

Nos ensinamentos cabalísticos, “Julgamento” é o próprio Zeir Anpin (Chêessed, Guevurá, Tifêret, Nêtsá, Hod, Iessod). A sefirá Iessod-Fundação, refere-se, no corpo, ao órgão sexual. A letra Tzadi é dupla, indicando que é macho (Tzadi final, à direita) e fêmea (Tzadi curvo, à esquerda).
Aqui temos uma representação da união de Biná-Inteligência, o primeiro Hei do Tetragrama) e Chochmá-Sabedoria (o Pai Superior, Iud do Tetragrama). O Tzadi (Justo) indica a união entre os dois.
*
O Justo é aquele que admite seus erros e passa a agir para corrigí-los. Isso traz o equilíbrio. Por isso, seu símbolo é a tamareira e outras palmeiras de tronco reto e único, que representam a Coluna Central (Equilíbrio, Livre Arbítrio ou Restrição). Também se refere à união entre Zeir Anpin e Malchut, masculino e feminino; ambos são despertados quando Chochmá-Sabedoria e Biná-Compreensão se unem, no mundo Superior.

A Tamareira sempre representa o compartilhar incondicional e o justo, não apenas pela retidão do tronco, mas também por demorar 70 anos para frutificar, o que implica em compartilhar incondicional para a pessoa que a planta, pois não come seus frutos. O número 70 também se refere ao Conselho dos Sábios, e às 70 tamareiras do oásis de Elim (Números 33:9), onde também havia também 12 fontes, ligadas aos meses e às tribos.
Pela Gematria, (a numerologia das letras hebraicas) o valor de Tzadi é 90, número que remete às 9 sefirot acima do mundo físico, Malchut, e é ligado ao metafísico, nossa parte espiritual.
Tzadi, Beth as letras do mês de Shevat, apresenta a soma de 92, a mesma de “Adonai, teu Elohim” (Deuteronômio 4:24)

https://www.facebook.com/Fernando.Martins.E.sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário