sábado, 26 de outubro de 2019

Noach - O Pacto da Misericórdia - os 4 Animais Sagrados e os 4 Ventos

Noach - O Pacto da Misericórdia - os 4 Animais Sagrados e os 4 Ventos
Zohar Noach 34: “Estabeleci Meu arco-íris na nuvem”
O Zohar explica que o arco-íris é um sinal, indicando que uma grande destruição se aproximava, mas foi contida pela mão de Deus. Ler esse trecho nos infunde com a mesma Luz de proteção expressa pelo símbolo do arco-íris.
261 – “E Elohim disse a Noé... este é o símbolo do pacto entre Eu e você... estabeleci meu arco-íris na nuvem” (Gênesis 9-8, 12-13) “estabeleci” mostra que ele já havia estabelecido o arco-íris. Rabi Shimon comentou o verso: “E sobre o firmamento que havia sobre suas cabeças havia a semelhança de um trono, com a aparência de um trono de safira” (Ezequiel 1:26) Antes disso, está escrito: “E quando eles saíram, ouvi o ruído (voz) de suas asas, como o ruído de muitas águas e como a voz de Shadai” (Ibid 24). Essas palavras se referem às quatro Criaturas Vivas (Animais Sagrados), poderosas e supremas sobre as quais repousa o firmamento. Suas asas estão unidas para cobrir seus corpos.
265 – As quatro faces (dessas Criaturas Vivas) estão impressas nos quatro lados (do Firmamento, que são os Quatro Ventos – Sul, Norte, Leste e Oeste). A face de Leão está impressa (no Sul), a face de Touro (no Norte), a face da Águia (no Leste) e a face do Homem (no Oeste). Todas as faces estão impressas com a face do homem: a face de Leão está (impressa) com a face do Homem, a face da Águia com a face do Homem, e a face de Touro com a face do Homem. Todas as faces estão incluídas na face do Homem, e por isso está escrito: “Quanto à semelhança entre suas faces, cada uma tem a semelhança do Homem” (Ezequiel 1:10). (Isso significa que todas as quatro possuem o rosto do Homem).
Comenta Rav Berg:
“O Criador confirma, assim, um pacto que fez com a humanidade. O arco-íris é um código para as 7 sefirot inferiores que influenciam nosso mundo físico (Chêssed, Guevurá, Tifêret, Netsach, Hod, Iessod e Malchut).”
“Assim como a luz branca do Sol contém as 7 cores do arco-íris, a Luz do Criador é formada pelas 7 sefirot.”
“Em outras palavras, nosso mundo é representado pela refração desse único raio de Luz nas 7 cores que compõem a Criação”

*
Escaneando esse trecho do Zohar e da Torá (em hebraico), ganhamos o poder de restaurar as águas ao estado de pureza que possuíam antes do Dilúvio, inclusive as “águas de nosso corpo” que adquirem novamente o poder de curar e trazer a imortalidade ao Homem.

Que nossa semana manifeste o trabalho espiritual da Shabat!
Shavua Tov!

https://www.facebook.com/Fernando.Martins.E.sp?

Nenhum comentário:

Postar um comentário