A Luz estava lá quando resolveram vender Iossef.”
Bíblia Cabalística - Vaieshev
Na porção dessa semana encontramos novamente o que ocorre apenas dez vezes em todo o pergaminho da Torá. A palavra Et é pontuada. O Zohar nos ensina que a palavra Et é incomum; podemos entender o versículo mesmo sem ela. Na verdade, não existe uma tradução para Et em nenhuma outra língua.
Uma coisa é bem clara: Iossef precisava chegar ao Egito. Isso era necessário para que a purificação do povo ocorresse, culminando no recebimento da Torá. Nesse sentido, a ida de Iossef para o Egito era essencial não apenas para o tikun dele, mas para o tikun do mundo inteiro. Essa, na verdade, é a lição e o poder dos pontos: a Luz do Criador está conosco não apenas nas coisas boas, mas nas coisas que nos parecem negativas no momento em que ocorrem.
Vamos supor que uma pessoa perca seu voo; ela fica furiosa com isso. Mas se souber que existe uma bomba à bordo do avião, agradecerá à Providência Divina. Nem sempre percebemos o cenário completo, ou a segunda parte da história. Porém, pessoas realmente conectadas com a Luz, sabem apreciar à cada momento o que a Luz faz por nós.
É como se a Luz dissesse, em tudo o que acontece em nosso cotidiano: “Isso irá ajudar você em sua vida.” A maior parte do tempo não prestamos atenção, mas a Luz só nos envia o que é melhor para nós. Escaneando e nos conectando a essa porção, iremos merecer o poder de enxergar o bem em tudo o que nos acontece.
Comenta Rav Berg sobre o texto:
A pontuação dupla do “ET” aparece em Vaieshev, no trecho em que Iossef é vendido e vai para o Egito. Indica que a Luz estava envolvida nesse evento. Embora os irmãos estivessem errados ao vender Iossef, a Luz estava no controle.
"Reuben ouviu e o salvou das mãos deles".
O mais velho do irmãos estava encarregado naquele dia, e intercedeu pela vida de Iossef. Sabia que estava fazendo o que era certo, embora não tivesse ideia sobre as enormes consequências de seu ato. Cada um de nós deve revelar a Luz a cada momento, pois não sabemos se será "apenas mais um gesto" ou se irá mudar nossas vidas, ou até transformar o mundo inteiro.
Quando coisas importantes acontecem em nossas vidas, devemos sempre lembrar de nos conectar ao fato de que a Luz ainda está presente.
Jamais estamos sozinhos.
*
Iaakov, depois de todos os seus testes e atribulações, sente que já realizou o que precisava. Nesse ponto, seu filho Iossef é levado. Aprendemos aqui que jamais devemos nos acomodar espiritualmente; devemos estar sempre prontos para o crescimento espiritual.
Nossa visão é limitada: enxergamos apenas parte do cenário e raramente todas as consequências de um gesto ou ação; observamos tudo através do “filtro” de nosso ego, e de seus desejos momentâneos.
Por isso, aconteça o que acontecer, os cabalistas recomendam sempre confiar na Luz, e lembrar que só virá o que é melhor para nossa alma (mesmo quando não parece).
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
A Luz estava lá quando resolveram vender Iossef.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário