A Havdalá – a Ponte do Sagrado ao Profano
“Tu dotaste o homem com conhecimento e instruis aos mortais a compreensão; Tu fizeste separar o Santo do Profano, a Luz da Escuridão... E concede-nos o Teu dom da Sabedoria, da compreensão e do conhecimento”
Primeira Bênção da Amidá – Arvit, Ofício da Noite
(compilação e tradução de Rav Joseph Saltoun)
Esse é o momento do encerramento da Shabat; com essas palavras, proferidas após o escurecer de sábado, na primeira bênção da Amidá, separamos o sétimo dia dos seis vindouros, o dia de receber a Luz da Shabat e os dias de proatividade para manifestar essa Luz no mundo físico.
O dia da Alma, e os dias do corpo.
Rav Berg ensina que nosso verdadeiro trabalho (embora não seja físico) é feito na Shabat, o dia da Alma. Toda a energia espiritual gerada, é transferida para os seis dias seguintes.
Após as orações da tarde da Shabat (Minchá) temos o melhor período para estudar o Zohar e a Torá, a ocasião em que nossa alma absorve com maior profundidade os ensinamentos.
Depois disso, na Terceira Refeição, vem a oportunidade de estimular nosso sistema imunológico (físico, mental e espiritual), compartilhando a energia de ordem e saúde com todos que necessitam.
Na oração da noite, feita após o escurecer, nessa primeira bênção da Amidá, separamos o Sagrado do Profano, encerrando a Shabat.
Logo em seguida, o ritual da Havdalá é realizado, com a bênção do vinho, das especiarias, e do fogo. Através deles, trazemos para o físico nosso trabalho espiritual (vinho), preenchemos o vazio deixado pela saída da alma adicional de Shabat (especiarias) e por fim transmitimos toda a Luz espiritual da Shabat para nossa semana. Uma verdadeira ponte para construir nosso futuro.
Ao final, acessamos a energia do profeta Elias (Eliahu), presente sempre nessa ocasião; é um bom momento para escanear ou recitar um trecho do Zohar.
Que a Paz da Shabat esteja em nossa semana!
Shavua Tov!
segunda-feira, 17 de novembro de 2025
A Havdalá – a Ponte do Sagrado ao Profano
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário