Culpa, Castigo ou Recompensa?
Por que Deus permite que isso aconteça? Por que Deus fez isso conosco?
A resposta é encontrada no Zohar, porção Vaierá, 38:
Rav Berg responde no Zohar:
"O Criador não castiga, nem recompensa."
“As religiões convencionais apresentam uma visão do Criador como se fosse uma divindade que administra castigos e recompensas. Na realidade, o Criador é uma força infinita de compartilhar, cuja essência é somente a bondade, e cujo único desejo é o de conferir apenas prazer interminável para a alma dos homens.
O Criador não castiga, nem recompensa. São as ações do homem que determinam qual estrada para a satisfação infinita ele vai escolher. Os presentes da Torá e do Zohar foram revelados para que o homem possa escolher o caminho da Misericórdia e da satisfação.”
*
Cabe a cada um de nós criar nosso destino. Todos temos o mesmo Livre Arbítrio.
Nem Sorte, Nem Azar
A energia elétrica pode aquecer nossa casa, ou acender uma lâmpada e iluminá-la; podemos também, encostar o dedo na tomada, levar um choque e até morrer. Isso não significa que fomos recompensados ou castigados: depende apenas de nós, de nossas escolhas e ações. A energia elétrica não julga, nem dá prêmios, nem castiga ninguém. Vale a Causa e Efeito.
O que chamamos de “sorte” ou “azar”, “prêmio” ou “castigo” é algo que depende exclusivamente de nossos atos, de acordo com a Lei da Causa e Efeito, segundo nossa “imagem e semelhança”: o Livre Arbítrio.
Hinêni Shelacheni - Eis-me Aqui
No momento em que estivermos conscientes disso, não só assumimos a responsabilidade sobre tudo, coisas “boas” e “ruins”, como também conquistamos o poder de criar uma realidade diferente. Nosso Livre Arbítrio, o presente da "imagem e semelhança" o Tselem, nos permite essa transformação; nem o próprio Criador interfere.
Nesse instante, deixamos de ser Vítimas, e nos tornamos Senhores do próprio destino.
Por isso a frase em hebraico na imagem é uma afirmação de que estamos prontos a lidar com todos os Efeitos que causamos, nesta e em outras vidas, e assim cumprir nossa missão, a correção de nossas almas.
Hoje, aqui e agora, criamos as sementes do futuro.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
Culpa, Castigo ou Recompensa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário