terça-feira, 10 de setembro de 2024

Letras do Mês – Resh – a Cabeça

Letras do Mês – Resh – a Cabeça
Semente de Mercúrio, o planeta mais próximo ao Sol.
Resh – “Essa letra como consoante, pertence ao som lingual. Como imagem simbólica, representa a cabeça do homem (Rosh, em hebraico), seu movimento determinante, seu progresso. Deve sua origem à faculdade ígnea da natureza, segundo Boehme. É o emblema do fogo. Ele afirma: “Embora a fala varie por transposição, cada letra tem sua origem no centro da natureza. Essa origem é maravilhosa e os sentidos conseguem apreender isso apenas pela luz da inteligência.”
“Como sinal gramatical, o Resh, na língua hebraica, é o sinal de todo movimento apropriado, bom ou ruim. É uma imagem de renovação das coisas, em relação ao seu movimento.”
“O valor aritmético é 200.”
(A Língua Hebraica Restaurada - de Fabre d’Olivet, 1815)
Resh – A Cabeça
Muitas vezes identificada como “rosh” (Resh, Vav, Shin) significando “cabeça”, o que alude também à Eternidade do Criador: “Sou o primeiro, Sou o último, e além de Mim não há nenhum Deus” (Isaías 44:6), e também no sentido de Semente, como na expressão Rosh Chodesh (a Cabeça ou Semente do Mês).
O Símbolo da Escolha entre a Grandeza e a Degradação.
No estudo das letras hebraicas, aqui nos é mostrado que é preciso condenar a conduta de autodestruição, e aqueles que a apresentam. Simultaneamente, nessa ética de conduta, somos exortados a lembrar que mesmo os iníquos retêm o potencial do arrependimento, e quando isso acontece, é preciso aceitá-los na comunidade.
O Talmud interpreta Resh como representado por “rashá” (Resh, Shin, Áin), que significa uma pessoa má (note-se que no alfabeto fica ao lado de Kuf [kadosh, o Sagrado] e “de costas” para ele). Na pregação religiosa, é comparada a um cachimbo, que pode girar em seu eixo, como uma porta sobre os gonzos, e por isso, conserva também a potencialidade do arrependimento à qualquer momento.
Isso nos ensina que a pessoa má, que volta as costas para o Santo Abençoado Seja, possui a possibilidade de voltar-se, e ficar face a face com o Eterno.
É uma centelha que permanece sempre, e por isso sempre temos a possibilidade de nos arrepender, e sermos acolhidos pela Benevolência Divina.
Passagem entre o Céu e a Terra
É uma letra vista como uma passagem entre o céu e a terra, e se, de fato, ela se elevar espiritualmente, possui o potencial de trazer inúmeras bênçãos para o mundo físico.
(A Sabedoria do Alfabeto Hebraico – Rabbi Michael L. Munk) 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário