quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Devocional dia e noite dia 05/09

05 de Setembro
Manhã "Ai de mim, que peregrino em Meseque, e
habito nas tendas de Quedar" (Sl 120:5) Como
cristão, você vive em meio a um mundo ímpio, e é
de pouca utilidade a você clamar: "Ai de mim".
Jesus não orou para que você fosse tirado do mundo
(Jo 17:15), e por aquilo que Ele não orou, você não
precisa pedir. Muito melhor, na força do Senhor, é
encontrar as dificuldades e nelas glorificá-Lo. O
inimigo está sempre à espreita para detectar
inconsistências em sua conduta; seja, portanto,
muito consagrado. Lembre-se que os olhos de todos
estão sobre você, e que mais se espera de você do
que dos outros homens. Esforce-se para não dar
ocasião de censura. Deixe sua bondade ser a única
culpa que poderão descobrir em você. Como Daniel,
force-os a dizer de você: "Nunca acharemos ocasião
alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra
ele na lei do seu Deus" (Dn 6:5). Procure ser útil,
como também consistente. Talvez você pense: "Se
eu estivesse em uma posição mais favorável, eu
poderia servir à causa do Senhor, mas não posso
fazer nada de bom onde estou"; porém, quanto
piores as pessoas entre as quais você vive, mais
necessidade elas têm de seus esforços; se elas
caminham tortas, mais necessitam que você as
coloque em linha reta; se são perversas, mais
necessitam que você volte seus corações orgulhosos
à verdade. Onde deve estar o médico senão onde há
muitos doentes? Onde está a honra a ser conquistada
pelo soldado senão no fogo mais quente da batalha?
E quando os cansados da luta e do pecado
encontrarem com você em todo o canto, considere
que todos os santos sofreram a mesma provação.
Eles não foram levados em camas de conforto para
o céu, e, por isso, você não deve esperar uma
viagem mais fácil do que a deles. Eles tiveram de
arriscar suas vidas até a morte nas alturas do campo
(Jz 5:18), e você não será coroado até que tenha
também suportado a dureza como um bom soldado
de Jesus Cristo. Portanto, "portai-vos varonilmente,
e fortalecei-vos" (1Co 16:13).


Noite "(…) entraste tu até às origens do mar (…)?"
(Jó 38:16)
Algumas coisas na natureza devem permanecer um
mistério para os mais empreendedores e inteligentes
pesquisadores. O conhecimento humano tem limites
além dos quais não pode ultrapassar. O
conhecimento universal é para Deus. Se isso é assim
nas coisas que se veem e são temporais, posso ter a
certeza que é ainda mais em assuntos espirituais e
eternos. Por que, então, eu torturaria meu cérebro
com especulações quanto ao destino e à vontade,
predestinação e responsabilidade humana? Essas
verdades profundas e obscuras eu não sou capaz de
compreender, assim como descobrir a profundidade
que jaz abaixo, de onde o velho oceano extrai suas
provisões. Por que estou tão curioso em saber as
razões das providências do meu Senhor, o motivo de
Suas ações, o modo de Suas visitas? Porventura
algum dia serei capaz de apertar o sol em meu
punho, ou segurar o universo em minha mão?
Contudo, isso é como uma gota em um balde
comparado com o Senhor meu Deus. Que eu não
me esforce para entender o infinito, porém gaste
minha força no amor. O que não posso ganhar com
o intelecto, posso adquirir pela afeição, e que isso
me baste. Eu não posso penetrar no coração do mar,
mas posso desfrutar a saudável brisa que varre sobre
o seu seio, e navegar sobre suas ondas azuis com
agradáveis ventos. Se eu pudesse entrar nos
mananciais do mar, a façanha serviria de nenhum
propósito útil, quer para mim mesmo ou para os
outros; isso não salvaria a embarcação afundada, ou
devolveria o marinheiro afogado a sua esposa e
crianças; nem aproveitaria para resolver meus
profundos mistérios em sequer uma única partícula,
pois o amor a Deus, e o ato simples de obediência a
Ele, são melhores do que o conhecimento mais
profundo. Meu Senhor, eu deixo o infinito para Ti,
e peço-Te que coloque longe de mim um tal amor à
árvore do conhecimento que me afaste da árvore da
vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário