quarta-feira, 26 de julho de 2023

Cuidar de Nossa 'Casa': Nossas Portas e Janelas

Cuidar de Nossa 'Casa': Nossas Portas e Janelas
Zohar – Vaetchenan – “No início a Inclinação para o Mal é como um convidado”
150 - Venha e veja como é a má inclinação. Quando vem se juntar ao homem, é como o ferro antes de ser colocado no fogo. Depois que é aquecida, toda ela se torna novamente como o ferro em brasa.
151 – Rabi Chiya disse: Quando a Inclinação para o Mal vem para se juntar ao homem, é como um homem que se aproxima do portão e vê que não há ninguém (em casa) para impedí-la. Entra na casa e se torna um convidado, vendo que não há ninguém para evitar sua presença e mandá-la embora. Uma vez que entrou na casa e ninguém impediu, fica encarregada da casa e se torna a dona, de forma que toda a casa fica ao seu dispor
*
Escanear essa porção do Zohar nos faz proativos e conscientes daquilo que permitimos entrar, através de nossas “portas e janelas”.
O lado escuro da Misericórdia é a indulgência, a permissividade, nossa incapacidade de dizer não. Entretanto, é preciso negar a permissão aos convidados que não desejamos em nosso interior. Usando o poder da Restrição, nos tornamos capazes de fazer isso. Só é difícil nas duas ou três primeiras vezes, depois torna-se um hábito verificar quem está entrando em nossas “casas”.
“Não existem espaços vazios no mundo espiritual”
Eles logo são preenchidos, e se nos “ausentarmos” de casa, é como se déssemos permissão à convidados indesejáveis. E o ferro se torna ferro em brasa.
Aprender a dizer "Não"
Isso significa que nada negativo pode entrar em nossa “casa”, a não ser com nossa permissão. Porém, depois que dermos licença, ou nos omitirmos, não poderemos impedir os efeitos que se seguem.
Uma vez no interior, um hóspede indesejado logo assume o controle da situação. Assim é com nossa Inclinação para o Mal. Nossa mente passa a agir como cúmplice dela, e passa obedecer à vontade dessa inclinação, e não da alma.
As ferramentas da Cabalá nos ajudam a abrir nossas portas e janelas à tudo que nossa alma deseja, e fechá-las àquilo que pode prejudicá-la, mesmo que seja uma vontade de nosso ego.

Fernando Martins

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário