quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Devcional dia e noite dia 19/10

19 de Outubro
Manhã
"(…) meninos em Cristo" (1Co 3:1)
Crente, acaso você está lamentando porque você é
muito fraco na vida divina, e sua fé é pouca, e seu
amor é fraco? Anime-se, pois você tem um motivo
de gratidão. Lembre-se que, em algumas coisas,
você é tão igual aos maiores e mais amadurecidos
cristãos. Você é tão comprado com sangue como
eles são. Você é tanto um filho adotado de Deus
como qualquer outro crente. Uma criança é tão
verdadeiramente filho de seus pais como é o homem
adulto. Você está completamente justificado, pois
sua justificação não é uma coisa em graus; sua
pequena fé lhe fez ficar completamente limpo. Você
tem tanto direito às coisas preciosas da aliança como
os crentes mais amadurecidos, pois seu direito às
misericórdias da aliança não reside em seu
crescimento, mas no próprio pacto, e sua fé em
Jesus não é a medida, mas o símbolo de sua herança
nEle. Você é tão rico como o mais rico, se não em
deleite, contudo, em posse real. A menor estrela que
brilha está posta no céu; o mais fraco raio de luz tem
afinidade com o grande astro do dia. No registro
familiar da glória, o pequeno e o grande estão
escritos com a mesma caneta. Você é tão querido ao
coração do vosso Pai como o maior na família.
Jesus é muito tenro sobre você. Você é como o
pavio que fumega; um espírito mais áspero diria:
"Coloque para fora o pavio que fumega; ele enche a
sala com um odor desagradável!", mas o pavio
fumegante Ele não apagará (Mt 12:20). Você é
como uma cana quebrada, e nada menos que a tenra
mão do Músico Chefe irá segurá-lo, porém Ele
nunca a esmagará. Em vez de estar abatido pelo
motivo que você está, você deve triunfar em Cristo.
Sou eu pequeno em Israel? No entanto, em Cristo,
sou feito para assentar nos lugares celestiais (Ef 2:6).
Sou pobre em fé? Em Jesus, sou herdeiro de todas
as coisas. Apesar de "menos de nada posso eu me
gabar, mas apenas vaidade confessar", contudo, se a
raiz da questão está em mim, eu me alegrarei no
Senhor, e me gloriarei no Deus da minha salvação
(Hb 3:18).
"Menos de nada posso eu me gabar, mas apenas
vaidade confessar" é o trecho de um hino escrito por
Isaac Watts (1674 - 1748), poeta, pregador e teólogo
inglês. (N.T.)


Noite "(…) Deus que me criou, que dá salmos
durante a noite" (Jó 35:10) Qualquer homem pode
cantar durante o dia. Quando o copo está cheio, o
homem encontra nele inspiração. Quando a riqueza
em abundância o envolve, qualquer homem pode
louvar o Deus que lhe dá uma colheita farta ou lhe
envia um carregado navio mercante. É fácil o
suficiente para uma harpa eólica sussurrar música
quando os ventos sopram; a dificuldade está na
música se propagar quando nenhum vento está
soprando. É fácil cantar quando podemos ler as
notas à luz do dia, porém é mais hábil aquele que
canta quando não há um raio de luz para ler,
cantando com o coração. Nenhum homem pode
fazer uma canção de si mesmo durante a noite; ele
pode tentar fazê-lo, mas descobrirá que a música da
noite deve ser divinamente inspirada. Deixe que
todas as coisas corram bem, e eu tecerei canções,
formando-as onde quer que eu vá, através das flores
que crescem em meu caminho; contudo, coloque-
me em um deserto, onde nada verde cresce, e de
que maneira hei de compor um hino de louvor a
Deus? Como o homem mortal fará uma coroa para
o Senhor onde não há jóias? Que essa voz seja
clara, e este corpo cheio de saúde, e eu poderei
cantar louvores a Deus; porém, cale minha língua, e
deite-me sobre o leito de enfermidade, então, como
poderei cantar altos louvores a Deus se Ele mesmo
não me der a canção? Não, não está no poder do
homem cantar quando tudo é adverso, a menos que
uma brasa do altar toque o seu lábio. Era música
divina aquela que Habacuque cantou quando, no
meio da noite, ele disse: "Ainda que a figueira não
floresça, nem haja fruto na vide; ainda que
decepcione o produto da oliveira, e os campos não
produzam mantimento; ainda que as ovelhas da
malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja
gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei
no Deus da minha salvação" (Hc 3:17-18). Então,
uma vez que o nosso Criador inspira louvores
durante a noite, vamos esperar nEle pelo louvor. Ó
Tu, Músico Chefe, não nos faça permanecer sem
canções, pois a aflição está sobre nós, mas afine
nossos lábios à melodia de ação de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário