quinta-feira, 23 de junho de 2022

Devocional dia e noite dia 23/06

23 de Junho
Manhã "(…) Efraim é um bolo que não foi virado"
(Os 7:8)
Um bolo que não foi virado está cru de um lado, e
Efraim era, em muitos aspectos, intocado pela graça
divina; embora houvesse alguma obediência, muita
rebelião havia sido deixada. Minha alma, eu te
ordeno, veja se esse não é o teu caso. És tu perfeito
nas coisas de Deus? Porventura atravessou a graça o
centro do teu ser, de modo que suas operações
divinas são sentidas em todas as tuas forças, teus
atos, tuas palavras e teus pensamentos? Ser
santificado em espírito, alma e corpo deve ser a tua
meta e oração; embora a santificação não possa ser
plenamente perfeita em ti, contudo, deve ser
universal em sua ação; não deve haver aparência de
santidade apenas em um lugar e reinar o pecado em
outro, porque, então, tu serás também um bolo que
não foi virado.
Um bolo que não foi virado logo fica queimado no
lado mais próximo ao fogo; embora nenhum homem
possa ter muita religião, há alguns que parecem
queimados com o zelo fanático pela parte da
verdade que receberam, ou estão carbonizados com
uma ostentação farisaica presunçosa dessas práticas
religiosas que se adaptam ao humor deles. A
assumida aparência de superior santidade
frequentemente acompanha uma total ausência de
toda a vital piedade. O santo, em público, é um
diabo em privado. Ele negocia farinha durante o dia,
mas fuligem à noite. O bolo que é queimado de um
lado é massa do outro.
Se for assim comigo, Senhor, transforma-me! Vire
minha natureza não santificada para o fogo do Teu
amor e deixe-a sentir o calor sagrado; deixe meu
lado queimado esfriar um pouco enquanto aprendo
minha própria fraqueza e falta de calor quando estou
afastado da Tua chama celestial. Deixe-me não ser
encontrado um homem vacilante, mas inteiramente
sob a influência poderosa da graça dominante; para
o bem, eu sei, que se eu ficar como um bolo não
virado, sem ambos os lados com a Tua graça,
deverei ser consumido para sempre em meio ao fogo
eterno.


Noite "(…) esperando a adoção (…)" (Rm 8:23) Os
santos são filhos de Deus mesmo neste mundo, mas
os homens não podem reconhecê-los como tal,
exceto por determinadas características morais. A
adoção não está manifestada; os filhos ainda não
foram declarados abertamente. Entre os romanos,
um homem poderia adotar uma criança e mantê-la
em privado por um longo tempo; contudo, ocorreria
uma segunda adoção em público; quando a criança
era levada perante as autoridades constituídas, suas
antigas roupas eram retiradas, e o pai, que a levou
para ser seu filho, dava-lhe as vestes adequadas a
sua nova condição de vida. "Amados, agora somos
filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que
havemos de ser" (1Jo 3:2). Nós ainda não estamos
vestidos com as vestes que convêm à família real do
céu; estamos usando esta carne e sangue tal como
usávamos quando éramos filhos de Adão; contudo,
sabemos que "quando ele se manifestar" (1Jo 3:2),
que é "o primogênito entre muitos irmãos" (Rm
8:9), seremos semelhantes a Ele, e O veremos como
Ele é (1Jo 3:2). Porventura você não imagina que
uma criança tirada das classes mais baixas da
sociedade, e adotada por um senador romano, diria
a si mesma: "Eu aguardo pelo dia em que serei
adotada publicamente. Então, largarei essas roupas
de plebeu e me vestirei com o meu status
senatorial"? Feliz naquilo que recebeu, por essa
mesma razão, ela suspira obter a plenitude do que
lhe está prometido. Assim é conosco hoje. Estamos
esperando até que sejamos colocados em nossas
vestes apropriadas e nos manifestemos como filhos
de Deus. Somos jovens nobres que ainda não
vestimos nossas coroas. Somos jovens noivas, e o
dia do casamento ainda não chegou, mas nosso
Esposo nos sustenta pelo amor, e somos levados a
esperar e suspirar pela manhã do casamento. Nossa
própria felicidade nos faz suspirar ainda mais; nossa
alegria, como uma fonte borbulhante, anseia jorrar
como um gêiser da Islândia, saltando para o céu,
elevando-se e suspirando dentro de nosso espírito
pela falta de espaço e lugar para se manifestar aos
homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário