domingo, 22 de maio de 2022

Devocional dia e noite dia 22/05

22 de Maio
Manhã
"E os levou por caminho direito (…)" (Sl 107:7)
Incertezas muitas vezes levam o ansioso crente a
perguntar: "Por que é assim comigo?". Eu busquei a
luz, mas eis que veio escuridão; busquei a paz, mas
eis o problema. Eu disse em meu coração: "Minha
montanha permanece firme, nunca serei movido.
Tu, Senhor, encobriste o Teu rosto, e fiquei
perturbado" (Sl 30:6-7). Foi senão ontem que eu
podia ver claramente; hoje, minhas evidências estão
obscurecidas e minhas esperanças estão cobertas por
nuvens. Ontem, eu podia subir ao topo de Pisga (Dt
34:1), e ver a paisagem por cima, e alegrar-me
confiadamente em minha herança futura; hoje, meu
espírito não tem esperanças, porém muitos medos;
nenhuma alegria e muito sofrimento. Faz isso parte
do plano de Deus para mim? Pode isso ser a
maneira com que Deus irá me trazer para o céu?
Sim, é assim mesmo. O eclipse da vossa fé, a
escuridão de sua mente, a debilidade de sua
esperança, todas essas coisas são apenas parte do
método de Deus para fazer você maduro para a
grande herança a qual você entrará em breve. Essas
provações são para testar e fortalecer sua fé; elas são
ondas que o lavam sobre a rocha; são ventos que
sopram seu navio mais rapidamente em direção ao
porto desejado. De acordo com as palavras de Davi,
tal poderia ser dito de você: "Assim os leva ao seu
porto desejado" (Sl 107:30). Por honra e desonra,
por infâmia e por boa fama, pela abundância e pela
pobreza, pela alegria e pelo sofrimento, pela
perseguição e pela paz, por todas essas coisas é
mantida a vida das vossas almas, e por cada uma
delas você é ajudado em seu caminho. Oh, não
pense, crente, que suas tristezas estão fora do plano
de Deus; elas são partes necessárias. "Por muitas
tribulações nos importa entrar no reino de Deus" (At
14:22). Aprenda, então, até mesmo, a ter "grande
gozo quando cairdes em várias tentações" (Tg 1:2).
"Ó, que minha alma trêmula esteja calma,
E espere Teu sábio, Teu santo desejo;
Eu não posso, Senhor, o Teu propósito ver,
No entanto, tudo está bem desde que governado por
Ti".


Noite "Eis que és formoso, ó amado meu (…)" (Ct
1:16) De qualquer lugar nosso Bem-Amado é
formoso. Nossas diferentes experiências são
destinadas por nosso Pai celestial para nos fornecer
revigorantes pontos de vista a partir dos quais
poderemos ver a beleza de Jesus; quão amáveis são
nossas provações quando elas nos levam para o alto,
onde podemos ter uma visão mais clara de Jesus que
o viver comum não poderia nos dar! Nós O vemos
desde o cume de Amana, do alto de Senir e Hermon
(Ct 4:8), e Ele brilha sobre nós como o sol quando
na sua força (Ap 1:16); mas nós também O vimos
"desde os covis dos leões, desde os montes dos
leopardos" (Ct 4:8), e Ele não perdeu coisa alguma
de Seu encanto. Desde o lânguido leito de
enfermidade até os limites do túmulo, voltamos
nossos olhos para a alma de nosso Cônjuge, e Ele
nunca foi outra coisa senão "todo formoso". Muitos
de Seus santos olharam para Ele da escuridão de
masmorras, ou das chamas vermelhas de uma
estaca, e nunca disseram uma palavra desfavorável
sobre Ele, mas morreram exaltando Seus excelentes
encantos. Oh, nobre e agradável atividade é estar,
para sempre, contemplando nosso doce Senhor
Jesus! Porventura não é indescritivelmente
maravilhoso ver o Salvador, em todos os Seus
ofícios, e percebê-Lo inigualável em cada um deles,
mudar o caleidoscópio, por assim dizer, e encontrar
novas combinações de graças incomparáveis? Na
manjedoura e na eternidade, na cruz e em Seu
trono, no jardim e em Seu reino, entre ladrões ou
em meio a querubins, Ele é, em toda parte,
"totalmente formoso". Examine cuidadosamente
cada pequeno ato de Sua vida, cada traço de Seu
caráter, e Ele é, em cada momento, tão formoso
quanto majestoso. Julgue-O como você desejar, e
você não poderá Lhe censurar; pese-O como quiser,
e Ele não será achado em falta. A eternidade não
descobriria sequer a sombra de uma mancha em
nosso Amado, mas antes, conforme o tempo passa,
Suas glórias escondidas brilham com mais
inconcebível esplendor, e Sua indescritível beleza
será mais e mais arrebatadora a todas as mentes
celestiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário