sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Devocional dia e noite dia 26/02

Manhã "(…) Do Senhor vem a salvação" (Jn 2:9)
A salvação é obra de Deus. Apenas Ele é O que
vivifica a alma "morta em delitos e pecados" (Ef
2:1), e é também Ele que mantém a alma em sua
vida espiritual. Ele é tanto "Alfa e Omega" (Ap 1:8).
"Do Senhor vem a salvação". Se estou
frequentemente em oração, Deus fez-me em oração;
se tenho graças, elas são dons de Deus para mim; se
me mantenho em uma vida perseverante, é porque
Ele me sustenta com Sua mão. Eu não faço
qualquer coisa que seja para minha própria
preservação, exceto o que o próprio Deus, em
primeiro lugar, faz em mim. Tudo aquilo que tenho,
toda a minha bondade, provém exclusivamente do
Senhor. Naquilo em que eu pecar, essa é a minha
própria parte, mas naquilo em que eu agir com
justiça, essa é de Deus, total e completamente. Se eu
tiver repelido um inimigo espiritual, a força do
Senhor fortaleceu meu braço. Porventura vivo eu
diante dos homens uma vida consagrada? Não sou
eu, mas é Cristo que vive em mim (Gl 2:20). Estou
eu santificado? Eu não me purifiquei, mas o Espírito
Santo de Deus é quem me santificou. Estou eu
desapegado do mundo? Estou desapegado pelos
santificados castigos de Deus para o meu bem.
Cresço eu em conhecimento? O grande Instrutor me
ensina. Todas as minhas jóias foram forjadas pela
arte celeste. Acho em Deus tudo aquilo que preciso,
porém encontro em mim mesmo nada senão pecado
e miséria. "Só ele é a minha rocha e a minha
salvação" (Sl 62:6). Alimento-me da Palavra? Essa
Palavra não seria comida para mim a não ser que o
Senhor a fizesse alimento para minha alma e dela
ajudasse-me a me alimentar. Vivo eu do maná que
desce do céu? O que é o maná senão o próprio
Jesus Cristo encarnado, cujo corpo e sangue eu
como e bebo? Estou eu continuamente recebendo
renovado crescimento de força? De onde reuniria
minhas forças? Meu socorro vem das colinas do
céu; sem Jesus nada posso fazer. Assim como o
ramo não pode dar fruto se não permanecer na
videira, assim também eu não poderei, exceto
permanecendo nEle. O que Jonas aprendeu no
grande abismo, deixe-me saber, esta manhã, no meu
aposento: "Do Senhor vem a salvação".



Noite
"(…) eis que, se a lepra tem coberto toda a sua
carne, então declarará o que tem a praga por limpo
(…)" (Lv 13:13)
Estranha o bastante parece ser essa regra, contudo,
há nela sabedoria, pois a irradiação da doença
demonstrava que o estado físico da pessoa estava
sadio. Esta noite, será bom para nós observarmos o
ensino simbólico de uma regra tão singular. Nós
também somos leprosos, e podemos entender a lei
sobre a lepra como aplicável a nós mesmos. Quando
um homem vê a si mesmo estando completamente
perdido e arruinado, todo coberto com a
contaminação do pecado e sem qualquer parte livre
da corrupção, quando ele nega toda a justiça própria
e declara-se culpado diante do Senhor, então, ele
estará limpo através do sangue de Jesus e da graça
de Deus. Iniquidade escondida, não sentida, não
confessada é a verdadeira lepra, mas quando o
pecado é visto e sentido, ele recebe um golpe
mortal, e o Senhor olha com olhos de misericórdia
para a alma aflita com o pecado. Nada é mais mortal
do que a auto-justiça, ou mais esperançoso que o
arrependimento. Devemos confessar que somos
nada mais que pecado, pois nenhuma confissão
menor que essa será toda a verdade; e se o Espírito
Santo estiver trabalhando em nós, convencendo-nos
do pecado, não haverá dificuldade em fazer tal
reconhecimento; a confissão saltará
espontaneamente de nossos lábios. Que conforto o
texto traz ao verdadeiro despertado pecador; a
própria circunstância que tão gravemente o
desencoraja está aqui transformado-se em um sinal e
sintoma de um estado de esperança! Desnudar-se
precede o vestir; cavar a fundação é a primeira coisa
em uma construção; e o profundo senso de pecado é
uma das primeiras obras da graça no coração. Ó
pobre leproso pecador, completamente destituído de
qualquer mancha sadia, extraia a alma do texto e
venha como estás para Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário