terça-feira, 8 de julho de 2014

Insista em você mesmo...

Insista em você mesmo...
Pensamento:
Insista em você mesmo. Não imita nunca.
Ralph Waldo Emerson
Mensagem:
Oi, eu desejo um bom dia pra você hoje!

Responda-me: Em algum momento da sua vida você já enfrentou um atoleiro?

Essas poças de lama que se formam em dias de chuva e impedem a passagem de um carro em estradas de terra.

Se durante uma viagem você tem a infelicidade de cair num atoleiro, geralmente você só conseguirá sair de lá sendo rebocado por um trator ou com a ajuda de outras pessoas.

Bem, e se por acaso esse atoleiro for psicológico e acontecer em sua vida?

Por isso que Eu vim falar sobre este assunto hoje. Por que conheço algumas pessoas que ficam presas num atoleiro de insatisfação, reclamando o tempo todo, reclamando da vida que estão vivendo e no entanto, pouco ou nada fazem para modificar a situação.

E elas não fazem nada, justamente por que acreditam que não há nada a ser feito para mudar aquela situação, como o caro no atoleiro. Quanto mais se acelera, mais as rodas patinam sem mover-se do lugar.

Então agora me diga uma coisa: Existem soluções para sair desse tipo de atoleiro?

Claro que existe sim.

Primeiro imagine você andando no asfalto, sem buracos. Isso quer dizer, que você precisa criar um novo cenário em sua mente para afastar a visão negativa do momento.

Se você visualizou essa possibilidade, é hora de dar o passo mais corajoso dessa mudança.

Você quer ver como sair do atoleiro?

Analise bem a situação em que você se encontra, procurando olhar com a visão de quem está completamente de fora, já transitando num terreno firme como no asfalto por exemplo. Ao fazer essa analise, você também deve admitir que realmente tem um problema sem tentar se enganar ou fugir dessa realidade.

Pode ser uma situação ruim no trabalho, pode ser um relacionamento que está falindo e trazendo sofrimento para todos os envolvidos. Também pode ser uma momentânea crise financeira. Uma doença que tenha atingido alguém muito próximo.

Agora que você tenha admitido e reconhecido a situação como verdadeira, você pode se programar para os novos passos nessa mudança.

Esses passos são quatro ao todo.

O primeiro passo é a escolha – Aqui você deve optar de forma positiva e ativa em mudar essa situação!

Em segundo lugar vem a Estratégia – é hora de criar um plano realista para solucionar a situação, analisando cada etapa e assumir o que está a seu alcance realizar e acreditar que você é plenamente capaz de conseguir. Mesmo que você necessite pedir ajuda a alguém. (lembre-se do atoleiro).

O terceiro passo é o compromisso – quer dizer: você deve agir de acordo com seu plano, com determinação para concluí-lo, pois o resultado depende de você. E aqui, é importante destacar para você que você não deve ter medo de refazer partes do seu plano. Só não é permitido que você desista.

E o quarto e último passo desse processo é a Celebração. Sim, é necessário comemorar. Portanto, dê a você mesmo uma recompensa pela conquista. Afinal, se tem alguém que merece, é você.

Importante salientar que comemorar pequenas vitórias, reforça o seu entusiasmo e determinação para dar um novo passo em sua busca por mudanças.

Voltando ao atoleiro da estrada. Imagine que você tem à sua frente um atoleiro de três metros. Se você avançar trinta centímetros em direção à saída. Pode não parecer um grande avanço. Mas na realidade você já reduziu para apenas 90% o seu desafio inicial.

E agora, você tem alguma dúvida até aqui?

Então se pergunte sinceramente: “Estou disposto a mudar algo nessa situação ou prefiro ficar como está”?

Lembre-se que cabe só a você decidir o que você quer fazer da sua vida.

Mas, se você decidiu mudar o rumo da sua história e sente que não vai conseguir, estenda sua mão, peça ajuda, permita-se rebocar para fora do atoleiro.

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia Hoje.

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

Indique o site do Bom Dia HOJE para seus amigos ou convide-os para curtir a página no FACEBOOK: www.facebook.com/bomdiahoje

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário