quinta-feira, 25 de abril de 2013

Tente que você pode conseguir...


Pensamento:
Coragem é resistir ao medo, domar o medo. Coragem não é a ausência do medo.
Mark Twain Mensagem:
Bom Dia.

Hoje me lembrei de algumas experiências interessantes que já tive na vida. Que me marcaram de maneira positiva, outras nem tanto. Como aquelas que ficam como lições para a vida toda.

Uma experiência que trago de muito tempo atrás, quando ainda criança me encantava com os circos, e, o que eu mais gostava naquela época, eram os animais. Principalmente tigres e elefantes.

Gostava muito do elefante, por sua imponência. Aquele ser vivo gigantesco, como fiquei sabendo mais tarde, outras pessoas, também gostavam muito desses grandalhões.

Durante o espetáculo, o enorme animal fazia demonstrações de peso, tamanho e força descomunal.

Mas o que me marcou, foi quando descobri mais tarde, que depois de sua atuação e até um segundo antes de entrar em cena, o elefante permanecia preso e quieto, contido somente por uma corrente que aprisionava uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

O mais incrível era que essa estaca era só um pedaço de madeira enterrado apenas alguns centímetros na terra.

Ainda que a corrente fosse grossa e poderosa, me parecia óbvio que esse animal grandalhão seria capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia facilmente arrancar aquela estaca e fugir dali.

Então eu tinha um mistério evidente

O que o mantinha esse gigante preso e por que ele não fugia?

Quando criança era óbvio que eu confiava na sabedoria dos adultos. Quando perguntei a minha professora, sobre o mistério do elefante.

Ela me explicou que o elefante não escapava porque estava amestrado. Fiz então a pergunta óbvia:

- Se está amestrado, por que o prendem?

Não recordo, ter recebido alguma resposta coerente. Com o tempo me esqueci do mistério do elefante e da estaca.

Por sorte, há alguns anos descobri que, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta:

"O ELEFANTE DO CIRCO NÃO ESCAPA PORQUE TEM PERMANECIDO ATADO À ESTACA DESDE MUITO, MUITO PEQUENO".

Eu imaginei o elefantezinho, amarrado à estaca, puxando, forçando para soltar-se, mas apesar do esforço, não conseguia fazê-lo.

Assim passaram-se dias e dias, até que um dia ele aceitou a sua impotência e se resignou ao seu destino.

Um elefante, enorme e poderoso que vemos no circo não escapa porque crê que não pode escapar.

Ficou registrado em sua recordação a sua impotência. Aquela impotência que sentiu pouco depois de nascer. O pior de tudo isso, é que jamais voltou a se questionar sobre sua condição, como jamais voltou a colocar à prova sua força outra vez.

E nós , quantas vezes acreditamos num montão de coisas de que "não podemos".

Simplesmente porque alguma vez, quando crianças, tentamos e não conseguimos.

O que fazemos então?

Agimos como o elefante: fixamos em nossa memória: "Não posso”, “não consigo”, “nunca poderei".

E assim crescemos carregando essa experiência, impondo a nós mesmos nunca mais tentar.

Mas, há uma diferença enorme entre nós e o elefante!

Nós podemos experimentar novamente. Somos inteligentes e podemos superar uma experiência ruim do passado e tentar algo novo. Basta acionar nossa vontade e tomar coragem e ter a atitude de tentar.

Portanto, fica este recado para você hoje Tente. Você pode conseguir!

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE !

Sigmar Sabin
Professor, Palestrante e Aprendiz da vida.

Mande suas criticas, sugestões e ideias para: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Indique o site do Bom Dia HOJE: http://www.bomdiahoje.com.br para seus amigos, colegas e conhecido.

Solicite que se cadastrem GRATUITAMENTE!

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário