segunda-feira, 7 de janeiro de 2019


O Acusador
Zohar Bo
Comenta Rav Berg:
Assim como é importante para uma pessoa relatar os milagres de Deus, é importante também relatar os próprios pecados, para não deixar ao Acusador espaço para exigir de Deus a retribuição e o Julgamento. Se a pessoa se arrepende, tudo irá bem, porém, se isso não acontecer, então o Acusador irá retornar e exigir Julgamento.

183 – É o mesmo com aquele que relata e enumera seus pecados, todos que cometeu. Se perguntares por que isso é necessário, é porque o Acusador está constantemente peranto o Santo Bendito Seja, para relatar e procurar retribuição para os pecados das pessoas, e exigir Julgamento perante eles. Entretanto, quando uma pessoa enumera cada um de seus pecados antecipadamente, não deixa pretexto algum para o Acusador aproveitar-se. E o Acusador não pode exigir nenhum Julgamento primeiro, pois ele é sempre o primeiro a exigir Julgamento, e depois enumera e acusa. Por isso, a pessoa deve tomar a iniciativa antes que o Acusador aponte e enumere seus pecados.
*
O primeiro passo para lidar com qualquer coisa, é admitir que ela existe.
Ao confessar nossos atos negativos, sempre nos sentimos aliviados; dissolvemos a Culpa que nos corrói por dentro, e assumimos a responsabilidade por nossas vidas.
A Culpa é uma armadilha do Acusador para que nos castiguemos por dentro, e nos tornemos vítimas.
Quando assumimos nossos erros, nos tornamos livres da Culpa, e se torna possível corrigí-los. Assumir a responsabilidade por nossos atos, nos liberta do Julgamento vindo de fora, e da presença do Acusador. 
Nem sempre é fácil, mas, por piores que sejam as consequências de nossos erros, nos traz a Libertação,
Existem dois entre os 72 Nomes Sagrados que nos ajudam a fazer isso:
Hei, Chet, Shin – Sem Culpa
Ao lembrarmos nossas ações negativas do passado, refletimos sobre nossos aspectos mais desagradáveis. Sentimos a dor que causamos aos outros. Pedimos à Luz que erradique todos os nossos atributos negativos. A força chamada arrependimento repara espiritualmente nossos pecados passados e diminui o lado escuro de nossa natureza.
Mem, Nun, Kuf – Assumir a Responsabilidade
Meditar nessa sequência dissolve nossos impulsos de autopiedade, da autoretaliação e da autovingança. Percebemos que a “mentalidade de vítima” é a fundação desses sentimentos. Trocamos esses pensamentos pela consciência de que somos criadores de nossas próprias circunstâncias. Compreendemos que tudo aquilo que criamos, podemos mudar. E nos permitimos fazer essa mudança!
Também retira a maldade das pessoas, e trata das doenças incuráveis; elimina sentimentos de vingança em nós mesmos e em outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário